ALB realiza primeira missa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima após pandemia.

Nesta quarta-feira (13) a Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS realizou missa pela última aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, no ano de 1917, no salão social.

Neste ano em respeito as normas de distanciamento social a celebração não contou com a tradicional procissão, mas nem por isso deixou de ser menos emocionante para os fiéis. Mesmo utilizando máscaras foi possível perceber a emoção dos devotos em participar da celebração que, para a colônia portuguesa, possui grande significado.

A cerimônia foi conduzida pelo Pároco da Igreja São Sebastião, Marcelo Tenório, como nos anos anteriores.

A celebração teve pão e uvas, levados ao altar pela presidente da ALB Maria de Fátima Corado Gabriel acompanhada de seu esposo Mário Nelson Araújo.

Após a tradicional benção dos pães a missa encerrou com aplausos a nossa senhora. Após arepartição dos pães e uvas, os fiéis saíram com fé e esperança por dias melhores renovados.

Para a presidente da Associação Luso-Brasileira, Maria de Fátima Corado Gabriel, que é devota da santa, a primeira missa após o período de pandemia foi significativa e especial. "Essa é a primeira missa que realizamos após o período de pandemia, então tem um significado muito especial. Eu sempre digo que a fé move montanhas e foi através da fé e de um trabalho minimalista que estamos conseguindo aos poucos retomas as atividades da Associação. A fé realmente é tudo na vida da gente e esse período que passamos veio para provar ainda mais que isso é verdade, pois é através da fé que nós alcançamos graças e curas. Hoje eu venho aqui agradecer a Deus e a Nossa Senhora de Fátima pela vida e pela saúde”.

A história conta que Nossa Senhora de Fátima realizou três aparições aos pastorinhos, sendo elas em 13 de maio, 13 de junho e 13 de outubro, datas em que são realizadas celebrações em homenagem a santa pelo mundo inteiro. A ALB tradicionalmente realiza duas missas sendo a primeira, em 13 de maio, marcando a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima e outra em 13 de outubro, marcando a última aparição.

O evento aconteceu seguindo todas as normas de biossegurança como distanciamento entre as cadeiras, uso obrigatório de máscaras e álcool 70% na entrada e próximo ao altar.

Texto e fotos : Camila Corado Gabriel Lima;