ASSOCIAÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE CAMPO GRANDE - MS

ALBMS define membros da gestão para o próximo biênio em eleições

A Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS realizou nesse domingo (30 de maio de 2021) eleições para definir a gestão do próximo biênio 2021-2023 por meio da escolha da diretoria executiva e diretor do Clube Estoril, além dos nomes para compor os Conselhos de Sócios Remidos e Fiscal nos próximos seis anos.

Iniciada às 9h, a votação seguiu os protocolos de biossegurança indicados pelas autoridades em saúde com a disponibilização de álcool e canetas para os eleitores, além da recomendação pelo uso de máscaras e distanciamento social. “Procuramos seguir as normas, distribuir tudo certinho, o Clube faz isso no dia-a-dia e hoje mais ainda. Procuramos sempre fazer o melhor aqui” disse Adão Nunes, gerente operacional do Clube Estoril.

Luíz Humberto Fernandes trouxe a filha e o irmão para a votação pela manhã. “Sou descendente de uma família grande, a família Fernandes, e espero que venham umas 20 pessoas votar. Estamos preocupados com a segurança, nossa cidade está com muitas pessoas infectadas. Expliquei a todos que é tranquilo, o próprio Clube expediu um croqui sobre a segurança para as pessoas virem votar tranquilamente, sem preocupação. Enfim, é importante exercer esse voto de confiança, nós como sócios temos que fazer nossa contribuição, votar, escolher o candidato e torcer para que essas pessoas façam um bom trabalho para a Associação”, disse Fernandes, que compõe a chapa “Coragem, foco e fé” no cargo de suplente.

As eleições para este próximo ciclo da Associação aconteceram sem disputa pois apresentou uma chapa única para a diretoria executiva e pela quantidade de vagas disponíveis e número de candidatos por vaga nos cargos dos conselhos e de diretor do Estoril, de forma que todos os pretendentes concorreram virtualmente eleitos.

Maria de Fátima Leal Loureiro acredita que este é um sinal do compromisso dos candidatos com a Associação e da necessidade dos associados e das próximas gerações se envolverem mais profundamente com a ALBMS. “Hoje realmente vim por uma obrigação. Pelo compromisso de herança achei que deveria vir. Temos quatro vagas para Conselho de Remidos e não tínhamos candidatos. Então eu tinha aberto a minha vaga, era do conselho mas resolvi continuar mais um período para que não ficássemos tão desfalcados e para ajudar. Nós gostaríamos de ter mais participação, é necessário, nossa geração que está cuidando agora somos todos acima de 60 anos e todos queremos passar para os mais jovens, que tem ideias diferentes, para que possam ajudar. Às vezes escutamos comentários ‘são sempre os mesmos que estão lá’ mas são sempre os mesmos que estão se dispondo a ficar. Não é por nossa vontade querer ficar sempre aqui, nós gostaríamos de passar e gostaríamos de ter mais pessoas interessadas e comprometidas com a Associação” disse a conselheira.

Além de ser um momento crucial para definir o rumo da entidade, as eleições também tem um caráter festivo. “É um dia também de reencontro. Eu realmente encontro com alguns sócios só no dia da eleição, hoje mesmo tive a oportunidade de conversar com um dos nossos amigos que a última vez em que vi foi há dois anos na eleição passada. Eu acho importante que além dessa oportunidade de nos reencontramos é importantíssimo a participação dos sócios para votarem e com isso trazerem com seu voto a representatividade daqueles que estão dispostos a continuar trabalhando em prol da ALBMS” disse Paulo Widal de Rodrigues, candidato ao Conselho de Sócios Remidos. 

Sócios patrimoniais tiveram a oportunidade de escolher o diretor do Clube Estoril. Candidato único, Wellington Achucarro concorreu à recondução ao cargo. “Esses dois anos foram muito difíceis par causa da pandemia, a diretoria teve dificuldades com a suspensão de títulos e a parte econômica foi afetada. Mas conseguimos atingir as metas, o clube está sanado e tivemos melhorias nas áreas esportivas, do tênis, futebol. Agora vamos nos reunir e traçar novos objetivos para o próximo biênio, para também recuperar sócios. Vai depender de muito esforço e muita mudança” afirmou.

Marcos veio com a esposa Ligia para a votação. Sócio patrimonial a seis meses, foram sócios comuns por anos e, após um desligamento com a crise voltaram e tiveram a oportunidade de se tornarem patrimoniais. Ainda demonstrando o encantamento com o Clube, Marcos apontava a câmera do celular para registar o cenário das piscinas e comentava com a esposa “quem não conhece pode até pensar que é no nordeste”. “O clube é cercado e não permite a visão de quem está do lado de fora, o pessoal não imagina como é por dentro. Nos outros clubes tudo é isolado, o bar não é perto da piscina, aqui a família pode ficar mais junta” analisou após sair da cabine de votação. “O pessoal tem que vi votar, às vezes ficam com preguiça e depois reclamam, é como em eleições normais, não votam e depois reclamam, o pessoal acha que não votando não estão se envolvendo mas de todo modo se envolvem. Tem que vir sim” defendeu.

A votação terminou às 16h. A contagem de votos ficou assim:

Diretoria executiva:
Chapa “Coragem, foco e fé” eleita com 51 votos.

Diretor do Clube Estoril: 
Wellington Achucarro Bueno eleito com 23 votos.

Conselho de sócios remidos:
Maria de Fátima Leal Loureiro eleita com 26 votos.
Paulo Widal de Rodrigues eleito com 23 votos.
Dois votos nulos, total 51 votos.

Conselho fiscal:
Ricardo Simioli de Brito eleito com 37 votos.
Luiz Cláudio Fernandes Widal eleito com 13 votos.
Um voto nulo, total 51 votos.

Presidente reeleita, Maria de Fátima Corado Gabriel comandará a ALBMS pelo segundo mandato consecutivo, somando quatro no total.

“Nós estamos passando por um momento econômico muito delicado devido à pandemia, agora essa nova diretoria tem um desafio muito grande pela frente que é manter o clube aberto, trazer o sócio de volta, criar alternativas para o associado e nós vamos vencer esse desafio. Nós vamos vencer com a força, com a união de todos, com a fé, principalmente, com Deus. Vamos vencer. Vamos contar muito com os Conselhos fiscal e de sócios remidos, que arregacem as mangas e trabalhem juntos com a gente. É um momento que o Clube precisa da união de todos. Quero agradecer às pessoas que se propuseram a sair de casa e votar. Muito obrigada” disse a presidente Fátima.

Também fazem parte da diretoria executiva Eduardo José Monteiro Serrano, como vice-presidente; Antônio Manuel Cordeiro Leal, diretor financeiro; Reinaldo César Pedrosa, diretor financeiro adjunto; Márcio Eduardo Cação Tognini, diretor de comunicação; Patrícia Simioli de Brito, diretora de comunicação adjunta; Esmeraldo Alves do Nascimento, Luiz Humberto Fernandes, Joaquim Manoel Ramalho Pedrosa e Sérgio Bento Alves da Rocha como suplentes.

Até o dia da posse, em dez de junho, haverá o período de transição. Victor Manuel Lopes Figueiras, atual diretor financeiro, conta que a próxima gestão receberá as contas em dia. “Este último período foi difícil em função da pandemia. Houve medidas de contenção, uma série de práticas visando contornar a redução das receitas. Ainda assim conseguimos pagar todas as contas e estamos adotando medidas austeras para diminuir as despesas. Iniciativas como fechar a lanchonete durante o período da manhã, por exemplo, nos permite diminuir os custos com freelancers nestes horários mas manter o funcionamento nos outros períodos que tem mais fluxo de associados. Acredito que o Clube continuará passando bem, como tem passado. Não devemos nada a ninguém e honramos todos os nossos compromissos. Conseguimos também fazer melhorias e a manutenção da estrutura aproveitando a mão-de-obra interna, o que nos ajudou a baratear o custo. O próximo diretor financeiro é uma pessoa muito séria, idônea e honesta e vai manter essa condução. Acredito que fizemos um bom trabalho neste período difícil e torço para que o pessoal tenha muito sucesso” desejou Victor.

A previsão é que a posse dos novos diretores e conselheiros ocorra no dia 10 de junho. Mais informações pelo telefone 3312 0400.

Texto e fotos de André Patroni.

Confira abaixo o texto de agradecimento da Diretoria Administrativa e Financeira

Campo Grande/MS, 01 de junho de 2021
Agradecimento da Diretoria Administrativa e Financeira  em nome da Diretoria Executiva
Biênio 2019/2021 

Ao assumirmos nosso mandato no dia 10 de junho de 2019, tudo andou dentro da normalidade até que a diretoria executiva foi tomada de surpresa por uma situação inusitada, não se cogitou em momento algum que teríamos que enfrentar uma pandemia, pois a última tinha acontecido a cem anos atrás, não havia portanto um plano “B” para atender a essa nova situação, nem sabíamos como seriam os fatos nem as medidas que seriam adotadas pelo poder público, nem as consequências para a nossa Associação mas  fomos aprendendo e tomando decisões à medida que a situação demandava.

Nossa capacidade de administrar foi colocada à prova e a Assembleia Geral convocada no dia 11 de março de 2021 comprovou isso aprovando todas as contas da Diretoria Executiva e ainda referendada das boas práticas pelos Conselho de Remidos e  Conselho Fiscal nas palavras de seus Presidentes “Paulo Widal” e “Horácio Andrino” respectivamente, como anteriormente publicado quando da prestação de contas, com o título, “Balanço financeiro foi positivo em ano de pandemia e aprovado por unanimidade”, as ponderações destes Conselhos durante esta gestão foram cruciais e ajudaram a nortear os posicionamentos desta diretoria, e aos quais prestamos aqui nossos agradecimentos.

Mesmo enfrentando a pior situação da pandemia instalada no País, onde as áreas econômicas que trabalhavam com lazer e entretenimento foram as mais afetadas nas suas receitas, a maioria delas levadas ao nível mínimo, ou até entrando em endividamento, a ALB-Clube Estoril, devido às medidas enérgicas na contenção de suas despesas, conseguiu passar até o final do mandato desta Diretoria com as contas em dia, com fornecedores, colaboradores pagos, e salários em dia incluído encargos e impostos.

No segundo ano quando todos imaginavam que a pandemia estaria terminada e que tudo voltaria à normalidade, esta só piorava e a recuperação financeira não aconteceu, no entanto, a nossa Associação continuou mantendo as contas em dia, colaboradores e fornecedores pagos e sem demissões, pois os colaboradores são chefes de família e temos compromissos com a sociedade e estes fazem parte dela.

Nada do que aconteceu fez com que a Diretoria recuasse nos seus propósitos de manter a Associação pujante e merecedora do lugar que hoje ocupa na sociedade Campo-grandense, e mesmo sem grandes aportes financeiros e com a ajuda dos seus colaboradores conseguiu realizar todas as manutenções necessárias para o bom funcionamento da ALB-Clube Estoril, assim como ainda promoveu as seguintes benfeitorias:

  • Construção da Serralheria Portugal equipada com maquinário necessário para a corte, solda e serviços gerais de serralheria.
  • Instalação de novo sistema de alarme de incêndio.
  • Reforma e ampliação do espaço Victor Manuel Figueiras (espaço tênis).
  • Correção de infiltrações na área das piscinas.
  • Reforma das salas de esportes com recuperação e proteção de portas e janelas corroídas pela queda de água diretamente sobre elas.
  • Instalação e reforma do sistema de vigilância de câmeras de segurança.
  • Reforma e revitalização do setor administrativo e remanejamento do setor de RH.
  • Aquisição de novos computadores para o setor administrativo.
  • Reforma das grelhas de esgoto.
  • Troca das lâmpadas tubulares por LED com objetivo de redução de consumo.
  • Manutenção em todos os telhados do clube. 
  • Manutenção no gerador do clube.
  • Manutenção no sistema de condicionamento de ar do salão social.
  • Remoção de árvores do entorno do estacionamento social do Clube com grande possibilidade de queda, especialmente sobre imóveis vizinhos.
  • Remoção de árvores do entorno do espaço tênis com grande possibilidade de queda sobre o setor administrativo do clube.
  • Limpeza do estacionamento com remoção de árvores com grande possibilidade de queda sobre veículos de associados.
  • Reforma na tela que cerca todo o perímetro de estacionamento do clube com instalação de novos postes.
  • Reforma e construção parcial da calçada que cerca todo o perímetro do estacionamento do clube.
  • Limpeza de todas as caixas de gordura do clube com a finalidade de evitar multas por parte de órgãos públicos fiscalizadores.
  • Limpeza, organização e revitalização da área de descarte de resíduos sólidos.
  • Limpeza, organização e revitalização da área no fundo do salão social.
  • Revitalização da área de descarte de resíduos oleaginosos.
  • Revitalização e limpeza da área dos quiosques.
  • Manutenção nos banheiros da lanchonete com troca de itens e correção de vazamentos. 
  • Instalação de placas fotoluminescentes no salão social.
  • Manutenção dos equipamentos da cozinha da lanchonete como fogão industrial, forno industrial e borrachas de freezer.
  • Adequação da iluminação das quadras de tênis com instalação de mais pontos de iluminação e troca de lâmpadas. 
  • Reforma da quadra de futsal com adaptação para aulas de tênis.
  • Reforma e manutenção no interior da sauna.
  • Manutenção severa em todos os maquinários da sauna.
  • Manutenção nas redes de tênis.
  • Manutenção na bomba hidroelétrica.
  • Revitalização do espaço do pilates com colocação de espelhos.
  • Reforma da estrutura metálica de cobertura da hidroginástica. 
  • Troca dos toldos da hidroginástica.
  • Revitalização da Gruta de Nossa Senhora de Fátima.
  • Revitalização da área das piscinas, incluindo pintura em todas as grades, correção de vazamentos dentro das piscinas, troca de brasão do Clube Estoril.
  • Reflorestamento da área de preservação natural (APP) com o plantio de mais de 20 mudas de árvores de acordo com orientação dos órgãos públicos fiscalizadores.
  • Instalação de corrimão nas escadas de acesso ao tênis e ao consulado.
  • Implementação de novos horários de aula de tênis com extensão de idade.
  • Implementação de novos horários de aula de natação e hidroginástica.
  • Implementação de novas modalidades esportivas como futmesa, funcional soccer, funcional feminino.
  • Aquisição de materiais novos para hidroginástica.
  • Colocação de boias nas raias da piscina olímpica.
  • Aquisição de materiais novos para o futebol.
  • Aquisição e patrocínio da mesa para futmesa.
  • Aquisição de materiais novos para academia.

Financeiramente a Associação continua equilibrada, pois se as contas estão em dia é porque teve condições de fazer frente financeiramente aos compromissos assumidos, no entanto a Diretoria que assumirá no dia 10 de junho de 2021, poderá ou não, quem sabe, ter que aumentar as medidas de contenção de gastos para se precaver contra medidas mais restritivas que venham a ser impostas em relação à pandemia e à diminuição de aportes financeiros.

Desta forma esta Diretoria se despede desejando boa sorte aos membros que assumem, agradecendo a toda a equipe de funcionários e Colaboradores que fizeram parte deste time, pelo excelente trabalho e dedicação que deram em prol do engrandecimento e preservação do patrimônio desta associação de modo a permitir que os associados suas famílias e amigos possam continuar a usufruir dela.

Victor Manuel Lopes Figueiras
Diretor Administrativo e Financeiro

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