Associação comemora 89 anos como uma grande família portuguesa

A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS comemorou no dia 14 seu aniversário de oitenta e nove anos. Criada inicialmente com o nome de Centro Beneficente Portugês, a instituição caminha com laços firmes entre seus membros. Para celebrar a data, foi servido um café aos diretores e conselheiros, com direito a bolo de aniversário com o escudo da ALBMS.

Chegar a esta data é uma soma de fatores. "Em primeiro lugar, [o que mantém viva a associação] é a unidade da família portuguesa, porque isso aqui vem de muito tempo. Nossos antepassados portugueses são os fundadores e nos legaram um grande patrimônio, se não fossem eles hoje isso não existiria. Eu só tenho que agradecer pela pujança da Associação Luso Brasileira" disse o presidente do Conselho de Sócios Remidos, Osvaldo Cação.

"A harmonia, o companheirismo, e a reverência às pessoas que a fundaram há quase um século. Esperamos que nossos descendentes tenham a mesma sorte de levar esta Associação sempre pra frente e ela sempre seja reconhecida por todos os campograndenses" afirmou o cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Gonçalves. Das memórias que guarda de sua relação com a instituição, uma de grande importância foi quando veio de SP para Campo Grande para se apresentar com o rancho folclórico paulista. "O que mais me marca foi exatamente eu ter vindo aqui sem pretensão nenhuma, conhecer minha esposa e acabar casando" contou.

Se no começo o Centro Beneficente tinha um propósito mais centrado na colônia portuguesa, com o tempo os lusodescendentes souberam contornar as adversidades com criatividade, ampliando a capilaridade da entidade e colocando o foco nas atividade de lazer.

"O que a mantém viva é o fato de termos até hoje portugueses e lusodescendentes que dão suporte pra isso tudo. Quando fundamos a Associação Luso Brasileira já foi pensando justamente nessa possibilidade de que no futuro nós não tivéssemos tantos portugueses, porque nós contamos futuramente com os brasileiros aqui. Tanto que hoje a maior parte do clube, na questão de associados, é de brasileiros, e a gente espera que nossos descendentes também sejam imbuídos de dar continuidade a isso, porque realmente é um grande patrimônio representativo para a cidade, o estado e mesmo para os portugueses, é motivo de orgulho" explicou João Daniel, presidente do Conselho Fiscal.

"Afora a saga dos portugueses desde 1929 com a criação do centro beneficente português, até o que é hoje, acho que [o que oxigena a entidade] é a questão de bandeira, a lusobrasilidade, as tradições, as nossas raízes, que fazem pessoas com suas devoções a colocar a nossa associação onde ela deve estar. Alguns atos são importantes, acho que o maior foi a criação do departamento de lazer, o Clube Estoril, há 26 anos, que transformou a nossa sede, o nosso local, a casa dos portugueses. Ainda mais porque o Consulado Honorário de Portugal está dentro da nossa casa, então é um complexo de portugalidade presente em Campo Grande" enfatizou o vice presidente da Associação, Fernando Cruz.

A manhã de sábado teve a participação especial da poetiza Raquel Naveira, autora do poema que está há anos em uma das paredes da Associação. Ela recitou algumas poesias e contou um pouco de sua história. "Foi uma oportunidade maravilhosa estar aqui rever os amigos, partilhar um pouco desses meus poemas, dessas lembranças, porque cada um desses poemas representam uma faceta importante da cultura lusa e dentro das minhas expeirências familiares, profissionais essa é minha alma. Eu amo a cultura portuguesa, a literatura portuguesa, a terra e o mar português" disse a escritora.

O presidente da Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS, Horácio Andrino, estava em viagem e não pode vir, mas seu discurso foi lido pelo vice presidente. "Se continuarmos unidos e com pensamentos e ações voltadas exclusivamente aos interesses da Associação, muitas páginas de nossa história ainda serão escritas. Conclamo a todos os associados, principalmente aos remidos e descendentes, que não deixem o sonho acabar. Parabéns a todos que, de alguma forma, contribuíram direta ou indiretamente para que a nossa Associação chegasse à atual situação, um modelo a ser copiado por outras entidades, parabéns Associação Luso Brasileira de Campo Grande" disseram as palavras de Andrino.

Juntos, os presidentes dos Conselhos de Sócios Remidos e Fiscal, o vice presidente da Diretoria Executiva da Associação e o cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, cortaram o bolo, que foi repartido entre os convidados.