Associação promove bacalhoada

A Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS promoveu nesse domingo (04 de outubro de 2020) o Bacalhau Gomes de Sá Estoril.

Realizado em formato de entrega em um drive thru por causa das restrições de aglomeração, o evento teve um mês de preparo e reuniu membros da colônia na elaboração do prato.

Durante todo o fim de semana, a presidente da ALBMS, Maria de Fátima Corado Gabriel, o seu esposo Mário Nelson Araújo, o cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Santos Gonçalves, sua esposa e membro do conselho de sócios remidos, Maria Licínia Veríssimo, sua filha, Luciana Veríssimo, o membro do conselho de sócios remidos José Maurício Caetano Fonseca, estiveram com as “mãos na massa” participando de todas as etapas para garantir um resultado fiel ao prato português.

“Começamos na sexta a limpar o bacalhau e hoje a mexer com as batatas. Fomos colocando na câmara fria na medida em que íamos fazendo. O bacalhau não é desfiado, é colocado em pedaços grandes porque se não começa a moer. Os ovos nós separamos a clara da gema, porque a clara vai no bacalhau e a gema vai depois enfeitar por cima. É um trabalho artesanal, e tem que ter amor por isso porque, se não, não tem jeito” disse o cônsul Gonçalves, já no sábado, segundo dia de preparo.

Com uma quantidade equivalente de bacalhau e batatas, as marmitas foram entregues com 500 gramas de mistura, incluindo os outros ingredientes, sendo suficientes para para duas pessoas.

A procura por convites foi enorme, tendo grande parte sendo vendida antecipadamente. O bacalhau serviu para substituir este ano a tradicional Sardinhada, que ocorre sempre no mês de outubro.

Mais que um evento que vise arrecadar recursos para a Associação, estes almoços típicos tem por função reunir os membros da colônia.

“As pessoas são comprometidas com a Associação, amam isso aqui, porque foram criadas aqui dentro. Desde nossos pais e avós, que foram grandes incentivadores, nós temos amor por isso aqui, fazemos isso com prazer, não é fazer por fazer, fazemos com amor, pela Associação” disse a presidente Fátima. “E é uma oportunidade de resgatar aquela nossa cultura do Centro Português onde toda a família trabalhava, todo mundo era integrado, havia uma harmonia muito grande entre todos. Esses eventos são um resgate da nossa tradição, da nossa raiz, é isso que é importante” afirmou. “Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial de todo coração ao meu esposo, meu marido, meu companheiro Mário Nelson Araújo que sempre esteve ao meu lado me acompanhando em todos os eventos, sempre me dando força, sendo companheiro, eu tenho muito que agradecer a ele” agradeceu Fátima.

Seguindo a “linha de produção”, enquanto uns cortavam e fatiavam as batatas, outros mexiam com a estrela do prato, o bacalhau. Licínia e Maurício passaram algumas horas de sábado nesta função.

“Mais uma vez estou aqui e faço com gosto. Sendo pra Associação nós estamos aqui. Estou ajudando sob o comando da Fátima, achou que era uma coisa boa para a Associação esta sugestão que partiu do Fernando, e nós estamos aqui desde ontem, vamos ficar ate amanha pra fazer” disse Licínia.

“É uma honra, um privilégio estar aqui na colônia portuguesa, nós lutamos com algumas mãos que ainda tem vontade de trabalhar pela Associação e estamos pedindo para aqueles que não estão vindo para nos auxiliar que venham porque que a colônia precisa mais ainda, é nessas horas que precisamos de mais força e união pelo bem do Clube e da Associação” disse Maurício, que se adaptou bem ao trabalho no dia quente com um tereré ao lado. “Com esse calor não dá né, vamos deixar a cerveja pra depois” brincou.

Descascando os ovos cozidos, Luciana Veríssimo representou a próxima geração da ALBMS. “O que me faz vir é porque eu cresci aqui, eu vinha ao Estoril desde o primeiro tijolinho. Meu pai acompanhava as obras e era o presidente na época e esse amor que meus pais tem por isso aqui transborda. Realmente é um patrimônio muito grande, um patrimônio cultural muito grande e a gente não pode deixar isso acabar. É isso que me faz vir. Eu não tenho aspiração de diretoria, eu venho por amor, pra ajudar, e não vou deixar meus ‘velhinhos’ trabalhando sozinhos nunca, né” disse Luciana.

No domingo, o reforço veio com os Amigos em Ação, grupo que se juntou ao Clube para a realização do evento. “Foi uma parceria. Nós tivemos a ajuda do Estoril no almoço em prol do nosso amigo Mair, que é sócio daqui, e agora chegou a nossa vez de contribuir para que o Estoril também tivesse êxito neste evento. Aquele evento o ajudou bastante e chegou a nossa hora de retribuir fazendo a nossa parte” disse a educadora física Valéria Cristina Calhao.

Assim como no almoço do Mair, o sistema de entrega foi montado na entrada social. Os carros passavam e pegavam as marmitas com os voluntários.

Com alguns contratempos que surgiram com o fornecimento do bacalhau e com a retirada bastante rápida das primeiras trezentas marmitas, muitos dos convidados tiveram que aguardar um tempo na fila de carros em frente a o Clube. A diretoria divulgou nota após o evento pedindo desculpas aos que não se sentiram servidos a contento, reforçando seu comprometimento com o atendimento de excelência ao público.