Associação recebe missa pelo centenário de Fátima

A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS recebeu na última sexta-feira (13) missa em homenagem ao centenário da última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhas em Fátima.

Devido às condições climáticas não foi possível realizar a tradicional peregrinação com as velas pela pista de caminhada do Clube, mas as pessoas puderam assistir a uma grande parte de um documentário sobre os eventos de Fátima ocorridos entre maio e outubro de 1917.

Após a exibição do vídeo, a missa começou. Desta vez quem celebrou o encontro foi o vigário da Paróquia São Sebastião, Padre Cléber.

As missas realizadas no Clube Estoril em homenagem às aparições revelam que mesmo após cem anos, a mensagem de Fátima permanece viva. “É atual porque Nossa Senhora nos pede penitência, oração e nos fala da paz. Esta paz, que é tão almejada, só será alcançada quando colocarmos Jesus Cristo no centro das nossas vidas. Enquanto o povo, a humanidade caminhar distante de Deus, nós nunca vamos ter a paz que desejamos ter, porque fica uma lacuna. Nós precisamos caminhar juntos do senhor Jesus” disse o Padre.

Para o celebrante, a época em que vivemos traz obstáculos à prática da fé pedida por Fátima. “Há uma grande dificuldade porque o mundo vive dentro de um contexto individualista, cada um procura satisfazer-se quando deveríamos procurar ver que todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus, de modo que não existe indivíduo, mas um povo, o povo de Deus. Por isso essa dificuldade, por isso estamos imersos no pecado, no egoísmo, inebriados de tanto ódio, inveja, maldade, porque de fato nós procuramos muito o nosso Eu, somos egocêntricos, quando deveríamos sermos Nós. A mensagem de Fátima é: devemos procurar ser um povo, o povo de Deus” observou Cléber.

Ao fim da celebração, houve a coroação da imagem de Fátima feita por uma criança e pétalas forma lançadas para cima.

O Padre acredita que a missa é uma oportunidade que a Associação dá para os seus membros de encontrar um momento de espiritualidade. “Este convite é muito bonito, muito salutar. Que muitas outras associações pudessem também ter momentos para levar Deus ao coração de seus associados. Porque o ser humano não é feito de partes, mas de um todo. Esta totalidade é espiritualidade, humanidade, lazer, cultura. O ser humano é um ser integrado, não é um ser dividido, então é muito bom poder oferecer para os sócios do Clube Estoril este momento de espiritualidade, este momento de graça, que é a santa missa” concluiu.

Pães foram abençoados e distribuídos aos fieis.

Confira as fotos de André Patroni.