Associação recebe presidente da Câmara dos Vereadores para reunião

Nesta quarta-feira (16 de outubro de 2019) a presidente da Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS, Maria de Fátima Corado Gabriel, recebeu o presidente da Câmara dos Vereadores de Campo Grande, João Rocha, para uma reunião.

Rocha chegou pelo estacionamento do Clube e foi recepcionado pelo ex-diretor Zé Luís, que o levou até a secretaria. Além da presidente Fátima, o presidente do Conselho de Sócios Remidos, Paulo Widal de Rodrigues, o diretor suplente da executiva, Sérgio Bento Alves da Rocha, o diretor do Clube Estoril, Wellington Achucarro Bueno e o diretor social, José Reis Pouso Salas, conversaram com o vereador, na reunião que teve como objetivo agradecer ao parlamentar pela articulação na aprovação da lei que instituiu a ALBMS como entidade de utilidade pública municipal.

A Lei n˚ 6.298, de 1˚ de outubro de 2019, tramitou em regime de urgência na câmara e foi aprovada por unanimidade. Assinada pelo prefeito Marcos Trad, foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande no dia 02 de outubro.

“No dia em que conversamos com o Rocha, eu saí confiante de que nós conseguiríamos essa utilidade pública” afirmou a presidente Fátima. A questão abordada naquela conversa foi de que a ALB já tinha esta designação, porém ainda com o nome de Centro Beneficente Português, pois a lei original era de 1949. Como lei não tem prazo de validade e o que mudou foi apenas a razão social e o endereço da Associação, a questão era mais simples de se resolver do que parecia em um primeiro momento.

De acordo com Zé Luís, a utilidade pública permite que se amplie o escopo de captação de recursos. “A Associação pode receber emendas para serem aplicadas sobretudo em projetos de ação social” afirmou. “Vamos agora lutar pela articulação federal também” disse o ex-diretor, já que a ALB agora tem essa certificação nos níveis municipal e estadual.

O presidente da Câmara recebeu das mãos de Fátima um troféu de homenagem e um broche com as bandeiras de Brasil e Portugal. “A aprovação dessa lei vem em um momento importante e é uma demonstração do respeito, da consideração e da legitimidade da Associação Luso-Brasileira, Clube Estoril, em Campo Grande, pela história e a influência dos portugueses na nossa cultura, em nosso mercado de trabalho e em nossa economia onde as raízes irmãs dos portugueses, dos brasileiros, estão aqui fincadas” disse Rocha. Destacando o papel da Associação na promoção de eventos sociais e culturais, Rocha também ressaltou a relevância da ALB no fomento esportivo. “É difícil ter uma estrutura dessa grandiosidade e nós esperamos que também a prefeitura e o governo do estado possam estabelecer parcerias para que juntamente com o Clube essa estrutura possa ser utilizada em benefício da sociedade, em benefício da juventude, em benefício de todos os cidadãos que tem direito à prática da atividade física, do esporte,  isso é promoção da saúde” afirmou.

Além de estar de portas abertas para receber atividades como campeonatos de futebol e xadrez da rede municipal, ou mesmo eventos como festa junina de centro infantil, a Associação também promove a filantropia quando arrecada alimentos nas cantatas natalinas para distribuição entre entidades carentes. Também os sócios do Clube articulam-se para promover o bem, seja na arrecadação de fraldas dos boleiros do Estoril, seja na compra de cobertores para doação feita pela Confraria do Whisky, e mais recentemente, na entrega de lanches para crianças em escolas da capital, pelo pessoal da Idade Feliz.

Após agradecer ao parlamentar pelo empenho na conquista da aprovação da lei, a diretoria da ALBMS solicitou ao presidente da Câmara que dê andamento ao pedido de isenção do IPTU, concedido a entidades de utilidade pública. Segundo a presidente Fátima, há alguns anos o Clube é isento deste imposto, mas em 2019 foi cobrado. A fatura, de aproximadamente 90 mil reais, representa uma quantia significativa e, quando resolvida a questão, poderá voltar a ser investida em ações sociais, esportivas e culturais. Rocha afirmou que continuará atento ao andamento do pedido.