Baile das rosas volta mais baile que nunca

O Clube Estoril promoveu o Baile das Rosas no último sábado (12) em homenagem às mães pelo seu dia. Assim que chegavam, as convidades eram recebidas e presenteadas com um botão de rosas vemelhas e direcionadas aos lugares reservados. A decoração trouxe à mesa um pequeno vaso com flores, e os talheres postos com detalhes como um ramo verde nos guardanapos.

A entrada foi servida logo no começo, torradas crocantes com patê, e um caldo de feijão ficou disponível em uma ilha próxima de onde seria servido o buffet.

O Dj começou a tocar e agradou, trazendo ao salão os primeiros casais mais a fim de um embalo a dois.

Reunido em uma mesa com vários amigos, o ex diretor de patrimônio da Associação Luso Brasileira, Coronel Lima, estava acompanhado da esposa Franceline. Quem vê a rigidez do Coronel pode não imaginar o quanto ele se sensibiliza ao falar sobre a atuação da companheira como mãe. "Ela tem os filhos acima de tudo! Me ensina a ser mais amável e compreensivo com eles" afirmou ele que está junto dela há 43 anos, com um filho e duas filhas.

O promotor aposentado Ulisses Duarte estava junto de Lima, acompanhado da esposa Sônia Maria e do filho Diego. Duarte percebe que existe uma transformação quando uma mulher se torna mãe. "Muda extraordinariamente. O amor maternal é o sentimento mais profundo que existe no mundo" afirma. "Não é porque ela está aqui pertinho, eu não consigo viver sem a minha mulher. Nós temos um filho especial e ela é uma super mãe. Ela gosta de todos os filhos, sempre deu muito carinho para todos os filhos, mas este é muito especial, e é a preocupação dela. Ela é quem leva à escola, se ele fizer um barulhinho no quarto é ela quem vai lá, se ele acorda a noite é ela quem vai fazer um toddy pra dar pra ele" contou o promotor.

A prova de que um mundo novo começa pra quem tem um filho está no "playground" montado atrás de uma das mesas neste jantar. Duas crianças podiam brincar à vontade com brinquedos que trouxeram, enquando os pais confraternizavam sempre de olho nos pequenos. Um deles é o Igor, filho da Elisa Camponez. Mãe há três anos e quatro meses, afirma que não deixa de ir a eventos nesta nova fase, mesmo que tenha que armar o acampamento, mas que ainda assim percebe as diferenças. "Muda muita coisa, o amor é uma coisa irreal, a gente vai aprendendo. Eles nos ensinam muito mais do que pensamos que a maternidade ensina. Ensinam demais. Somos eternos aprendizes deles" disse.

Para anunciar que o jantar estava servido, o presidente da Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS, Horácio Andrino, subiu ao palco e enfatizou que é compromisso da atual diretoria retormar e continuar com o Baile das Rosas, que há algum tempo não acontecia. "Espero ver todos novamente no próximo ano" disse, encerrando pedindo uma salva de palma às mães.

Um cardápio baseado em variedade de massas foi servido. Salada primavera com mix de folhas e frutas, arroz branco, penne ao molho pesto, talharim à parisiense, fusilli ao molho de gongorzola, rondelli quatro queijos, espaguete ao sugo e medalhão de filé mignon com batata sauté coloriram a mesa e os pratos dos convidados. A sobremesa foi de banana flambada com sorvete e calda de chocolate.

Visivelmente emocionada com a data, a esposa do presidente Horácio, gestora do departamento feminino da Associação, Denise Andrino, estava sensibilizada. "Ser mãe é esquecer de você mesma, é não pensar em você, você é a última, das últimas, das últimas. Primeiro seus filhos, depois o marido, depois você" disse Andrino, que é mãe de duas mulheres. Sua comoção com a homenagem se dá pela saudade que sente da mãe, que faleceu há quatrno anos. "É como se fosse ontem. Uma dor que não cicatriza. Só de pensar dá um nó, é complicado" revelou. "A gente tenta ser forte, a gente tenta tanto que chega uma hora que é aquela história, como se diz, 'o poeta é um fingidor; finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente'" afirmou, citando o poeta português Fernando Pessoa.

Após a janta o DJ trouxe o flash back pro baile das rosas e a pista bombou, provando que esta festa tem mesmo que levar este nome. Enquanto o pessoal fervia, fora do salão, em uma área com bancos, Rosedelma estava sentada falando ao celuar. "Eu estou ligando pro meu filho vir me buscar porque estou cansada já, mas a festa estava muito legal" explicou. Se a vida inteira as mães cuidam dos filhos são elas as que mais merecem serem resgatadas de uma noite de curtição pelas próprias crias.

Veja as fotos de André Patroni no link
Álbum de fotos do Baile das Rosas