Cantata do Clube Estoril reúne corais de todas as idades para celebrar o nascimento de Jesus

A Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS realizou a décima segunda edição da Cantata Natalina nessa quarta-feira (11 de dezembro de 2019) no salão social do Clube Estoril.

“É uma caminhada boa né?!” perguntou o diretor social, coronel Reis, que há doze anos se dedica a dar continuidade ao projeto. A importância de celebrar a data com a cantata, para o diretor, está na atmosfera que envolve esta época. “É o fechamento, uma reflexão do ano que está passando. Depois do natal temos só uma semana e já é réveillon. Estamos revigorando as forças do natal, do espírito religioso, pra você pensar em você, na sua família, nos seus filhos e no que será feito no próximo ano” disse Reis.

O evento entrou na agenda do Clube ainda na primeira gestão da atual presidente da ALBMS, Maria de Fátima Corado Gabriel. “Nós fizemos as primeiras e graças a Deus todos os anos quem assumiu a diretoria deu continuidade a esse evento que é uma coisa muito bonita” afirmou a presidente. A ideia que deu origem ao projeto partiu do maestro Quirino, que é amigo de Fátima e sugeriu na época um grande encontro de corais, que acabou se tornando a cantata natalina. “Dizem que quem canta também está rezando. A cantata é uma forma de elevar o pensamento a Deus e desejar a todos através das músicas um feliz natal e as bençãos do menino Jesus, porque temos que pensar o natal como o nascimento de Cristo e não pelo lado comercial e pedir a ele as bênçãos sobre todos nós” acredita Fátima.

Enquanto aguardavam o horário da apresentação, os cantores se divertiam com os últimos preparativos.

Participante do coral Bela Idade, Olívia estava vestia calças pretas, camisa social branca e um lenço vermelho no pescoço. A coralista de 86 anos fica feliz com a chegada dessa época. “É uma data muito especial né, eu adoro o natal, que seja bem vinda” desejou.

Neste ano a programação foi especial. Além dos corais Pantanal Viva Vida - Bela Idade, Canto Livre e São Geraldo Majela, apresentaram-se as Meninas Cantoras de Porto Murtinho e as crianças do projeto Pontos Cardeais da Fundação Zahran.

Primeiramente subiram ao palco as meninas de Porto Murtinho, com um repertório incluindo músicas regionais. Trabalhando a faixa etária dos sete aos dezoito anos, o projeto social da prefeitura daquela cidade existe há mais de dez anos e tem por objetivo desenvolver a educação e a cultura por meio da música. “Temos alunas que se formaram, hoje estão em faculdades, são professoras, pedagogas, outras que passaram em concursos públicos, outras que casaram, estão com filhos, constituíram família, então é um projeto que estimula a formação, a autonomia da mulher neste momento tão importante no qual a mulher busca seu espaço e a sua voz” afirmou Cristina Passos, professora de técnica vocal há doze anos com as meninas. De acordo com ela o convite para cantar novamente no Clube Estoril foi muito bem recebido. “É sempre uma alegria para elas saírem para uma viagem. Elas ficam um tempo maior para poder conhecer outros espaços culturais de Campo Grande e espaços de lazer também, é um investimento muito grande e sempre estamos disponíveis para apresentações assim e abertas para esses convites” disse.

Depois foi a vez de se juntarem ao palco as crianças dos Pontos Carderias, da fundação Zahran. Sob a regência de Quirino, encantaram a todos com a apresentação.

O grande momento da noite chegou quando os participantes dos demais corais foram chamados. Aproximadamente cem cantores e cantoras de todas as idades preencheram o campo de visão em um grande paredão de vozes.

Toninho foi um dos solistas. Participante de praticamente todas as edições da cantata do Estoril, o coralista afirma que a cada edição o coração bate mais forte. “Todo ano a emoção aumenta”. O cantor acredita que o Clube faz um papel importante ao manter esta tradição. “Se você notar, praticamente são os coros os responsáveis por levar a música natalina pra divulgação, você não vê isso em rádio, por exemplo. E o Estoril está de parabéns porque todo ano abre as portas pra gente. Isso é muito lindo” elogiou.

Os ingressos para a noite foram dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade. O idealizador do projeto, maestro Quirino, acredita que a apresentação pode transmitir bons valores. “É uma graça poder comemorar o nascimento de Cristo. Eu gostaria que a mensagem dessa cantata seja que o Cristo renasça no coração de todas as pessoas sobretudo dos políticos. Eu gostaria que eles entendessem essa mensagem, mas a gente entendendo já está bom! O Estoril está de parabéns, primeiro por conseguir manter esse projeto por doze anos, numa noite em que poderiam estar alugando o salão pra receber dinheiro em benefício do Clube, mas que pelo contrário estão pensando nos outros com a doação dos alimentos” afirmou. O maestro, que a cada ano renova seu compromisso ensaiando e preparando a apresentação, vê na música um ponto de contato com o divino. “Eu vi uma frase que o doutor Silvio, que era diretor cultural do Rádio Clube, cunhou que diz: ‘quando o homem aprendeu a cantar ele aprendeu a falar com Deus’. O canto é uma forma de expressar toda a sua intimidade, o canto sacro sobretudo, a música religiosa, é uma forma sublime de chegar até Deus, sem ficar ajoelhado, orando, pedindo. A gente pede tanta coisa pra Ele, está na hora de a gente dar alguma coisa pra Ele também” disse Quirino.