ASSOCIAÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE CAMPO GRANDE - MS

Celebração marca última aparição de Nossa Senhora de Fátima

A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS promoveu a missa de 13 de outubro em celebração ao que foi a última aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos em Portugal no ano de 1917. A data, que reuniu cerca de 70 mil pessoas na Cova da Iria, ficou marcada pelo evento considerado oficialmente um milagre pela Igreja Católica, quando, "de acordo com muitas indicações das testemunhas, após uma chuva torrencial, as nuvens dissiparam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu" (trecho extraído da Wikipedia).

"Toda missa serve como uma reflexão e deve fazer parte da vida de qualquer cristão, sobretudo por ter significado que vincula com a comunidade portuguesa. Temos a obrigação de manter essa chama viva, não só com a colônia mas com toda a comunidade" afirmou o presidente da Associação, Horácio Andrino.

Como de costume uma procissão à luz de velas marcou o início da cerimônia. Entoando cânticos e rezando Ave Maria os fieis percorreram a pista de caminhada que dá a volta por dentro do Clube, seguindo a imagem da santa que foi carregada em um andor.

O celebrante foi Marcelo Tenório, pároco da Igreja São Sebastião. Em sua homilia discorreu sobre o trecho do evangelho de Lucas no qual Jesus diz ao jovem rico "Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus" (Lucas 18:24-25). Ao fim da missa, o padre abençoou os pães que foram distribuídos aos fieis.

A coroação da imagem de Fátima e a chuva de pétalas foi feita por crianças vestidas de anjo. A cena emocionou Denise, a avó das pequenas Isabela e Helena, priminhas de dois anos cada. "Quando criança eu coroava, minha filha, que é mãe de uma delas também já coroou, e o meu filho, que é o pai da outra, também. Então é uma coisa muito linda vê-las coroando, não tem palavras" disse.

Um dos responsáveis há anos pela organização da missa, o diretor Social da Associação, Coronel Reis, contou que aprendeu muito desde que passou a fazer parte. Até então só sabia da data de 13 de maio e nestes anos acabou estudando e aprendendo sobre os significados de 13 de outubro. "Eu me dedico porque além de gostar, sou católico apostólico romano, e eu tenho muita fé em Nossa Senhora, faço questão de estar agradável, um ambiente em que você chega e se sente bem" disse Reis.

Aniversariante na data, o diretor cultural da Associação, Esmeraldo Alves, aproveita essa ocasião para reconhecer as bençãos. "Há mais de trinta anos participo direto, é uma data muito importante pra mim e não deixo de participar nunca, estando ou não na diretoria, é o meu momento de celebração aqui. Eu só agradeço. Depois dos cinquenta eu só tenho que agradecer, não tenho o que pedir, o dia de hoje eu tenho que agradecer pelo dia de ontem, merecer hoje e amanhã pra mim é uma graça, não peço mais nada só para meus amigos e família, mas pra mim nada, só agradeço" afirmou Alves que completou seu 68º ano.

Texto e fotos de André Patroni.

Seja Sócio

O Clube Estoril oferece diversos planos para você se associar

Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.

Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.

Contato

(67) 3312-0400

Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20

Jardim Autonomista

Campo Grande, MS - Brasil

CEP: 79002-494

Horário de Funcionamento

Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h

Fale Conosco