ASSOCIAÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE CAMPO GRANDE - MS

Clubes vão reabrir parcialmente na próxima semana

Clique e assista à reportagem de André Patroni

Entidades sócio-recreativas, esportivas e culturais de MS estão autorizadas a retomar parte de suas atividades. Presidentes e representantes dos maiores clubes da capital reuniram-se com o secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Campo Grande, Luís Eduardo Costa, na esplanada ferroviária na manhã dessa quinta-feira (23 de abril de 2020) e tiveram a confirmação.

Segundo o secretário, os clubes poderão voltar a atender o público de forma parcial a partir desta sexta-feira (24). “As regras seguem os decretos e resoluções já publicados que estabeleceram normas para os profissionais de educação física e de bares e restaurantes” afirmou. “Quem for sair de casa saia entendendo que a vida já é diferente, principalmente na relação social, que é importante ser mantido o distanciamento entre as pessoas, o asseio, a limpeza das mãos. Leve seu álcool gel, vá para o clube de máscara, não leve muita gente, quem tem mais de 60 anos é recomendado que não vá” disse Luís Costa. “Os parquinhos não estão abertos para levar um monte de crianças, as recreações na piscina e as festas dançantes não são permitidas. Futebol também não, apenas as escolinhas, já que o treinador é capaz de estabelecer distância entre os participantes” disse o secretário.

Costa destacou as ações da prefeitura para conciliar a busca pela diminuição da curva de contágio do novo Coronavírus e a manutenção da atividade econômica e acredita que, com o esforço individual e o bom senso de cada um será possível uma volta gradual à normalidade.

Fechamento estimulou união entre agremiações

O encontro aconteceu um dia após as entidades protocolarem na prefeitura um documento solicitando a reabertura parcial dos estabelecimentos. Participaram da conversa com o secretário o diretor do Clube Estoril, Wellington Achucarro, o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil, Márcio Modesto, o presidente do Rádio Clube, Renato Antônio Pereira de Souza, o presidente executivo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, Nilson Aguena e o presidente do Tênis Clube, Joanir Cesar.

Acompanharam a reunião os membros do departamento jurídico do Rádio Clube, Afonso Vilela e Lucas Petini, e do Clube Estoril, Camila Corado.

“Houve uma junção dos maiores clubes da capital pra que a gente conseguisse chegar ao que aconteceu hoje: o empenho da palavra do secretário pra poder fazer a abertura parcial. Espero que de agora pra frente a gente vá abrindo gradativamente até chegar à abertura total” afirmou o presidente do Rádio Clube, Renato Antônio Pereira de Souza.

“Nós dependemos dos associados e se o clube estiver parado a tendência é todo mundo debandar. Com a prefeitura nos dando essa chance as coisas devem melhorar muito, porque o pessoal vai entender que tem que se precaver mas que também pode fazer as atividades. Foi muito bom, temos que agradecer muito ao prefeito e ao Luís” disse o presidente executivo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, Nilson Aguena.

A opinião é semelhante à do presidente do Tênis Clube, Joanir César. “Foi muito importante a união dos clubes pois estávamos todos fechados, sem arrecadação e com os associados cobrando. Foi fundamental todos nós reivindicarmos nossos direitos, ficamos gratos com a compreensão do poder público”.

“Esta união de clubes foi um marco para a cidade. A reunião com o secretário foi fantástica, ele foi muito solícito, atendeu a gente bem, com muita tranquilidade. Acredito que chegamos em um ponto que foi bom para todo mundo” afirmou o presidente da AABB, Márcio Modesto. Considerando a nova etapa após a liberação, Modesto afirma que o foco será afastar qualquer risco à saúde. “A palavra principal é segurança. Temos que abrir de maneira correta e programada, pensando sempre na segurança do associado, dos funcionários e de todos os colaboradores”.

Reabertura manterá distanciamento social

Ficou estabelecido que os clubes deverão criar normas internas para a utilização geral dos espaços e para a prática esportiva visando controlar o fluxo de pessoas. Serão afixados cartazes informativos e educativos para a prevenção ao Covid-19 e os associados serão orientados a utilizarem máscaras e trazerem consigo seus objetos de uso pessoal A lotação estará limitada a 30% da capacidade, sendo necessário seguir as regras de biossegurança, o controle de acesso e reforçar a higienização. 

Poderão ser retomadas as seguintes atividades:

  • Tênis (campo e mesa);
  • Beach Tênis;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Academia e musculação;
  • Ginástica (aeróbico, alongamento, localizada, abdominal, dança funcional, pilates, ioga, defesa pessoal);
  • Treinamento funcional

Segundo a prefeitura onde houver atividade física, os professores terão de orientar os praticantes a manter distância mínima de 5 metros entre si, com uma área de 20m² para cada um. Os aparelhos serão usados de forma individual, com higienização antes e ao final do treino, 

Está liberado o uso das piscinas, exceto para fins recreativos; os restaurantes poderão funcionar, desde que mantida a distância mínima de 2 metros entre as mesas e que o serviço seja à la carte. Os salões terão de ficar arejados e com boa ventilação.

“Os clubes vão ter que reaprender a se associar” analisou o diretor do Clube Estoril, Wellington Achucarro. “Nós vamos abrir com checklist, a pessoa vai ter horário pra ir na educação física, na academia, de forma coordenada, com critérios, seguindo o espaçamento. Vamos explicar, fazer normas e campanhas para conscientizar as pessoas” disse o diretor.

A presidente da Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS, Maria de Fátima Corado Gabriel, reforça que mesmo com a reabertura parcial solicitada por pressão de associados, a recomendação é de que as pessoas mantenham a quarentena. “Gostaria de pedir a colaboração de todos os sócios dos clubes de maneira geral, para que colaborem com os clubes. É um momento de extrema conscientização das pessoas. Apesar de estarmos precisando de vocês nós queremos vocês bem para desfrutarem dos nossos espaços de lazer e familiares. As pessoas que são portadoras de alguma doença, que são diabéticas, que tem pressão alta, que são do grupo de risco, acima de sessenta anos, crianças, por favor, evitem frequentar ambientes públicos, fiquem em casa” recomendou a presidente.

Para mais informações entre em contato com a secretaria de sua agremiação.

Para associados do Clube Estoril o telefone de contato é 3312 0400.

Texto e fotos André Patroni.

Seja Sócio

O Clube Estoril oferece diversos planos para você se associar

Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia*, pilates*, hidroginástica*, e tudo isso por um preço bastante acessível.

Saiba que este lugar existe e pode ser bem mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.

Contato

(67) 3312-0400

Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20

Jardim Autonomista

Campo Grande, MS - Brasil

CEP: 79002-494

Horário de Funcionamento

Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h

Fale Conosco