Copa Estoril terminou sábado

Apesar das baixas temperaturas registradas neste final de semana, as finais da Copa Estoril tiveram clima quente em campo, especialmente na decisão pelo primeiro lugar. Os atletas se enfrentaram para definir o torneio neste sábado (06 de julho de 2019).

Antes da chamada, a coordenação de futebol reuniu o pessoal e propôs que as duas partidas, de terceiro lugar e a final, fossem realizadas simultaneamente, para aproveitar o sol da tarde e afastar o frio. Porém, os sócios preferiram que os jogos fossem feitos na sequência original, em função do quórum, faltaria goleiro.

Começaram jogando as equipes de branco (Mano, Ivan, Rafael, Volnei, Cleone, Jeferson, Camapuã e Jhonathan) e de amarelo (Teto, Cleber, Raimundo, Dede, Paulinho, Zé Galinha, Fernando e Truqueiro) na disputa pelo bronze.

Com um placar de dez a sete, o troféu foi para os de amarelo. Para o jogador Raimundo, o frio não teve relação com a quantidade de gols. "Tem a ver com a qualidade do futebol e nosso time era muito superior ao deles" afirmou.

A final começaria com o Sol já escondido. Para se ter ideia quanto o clima estava, teve quem trouxe poncho para assistir da arquibancada de um jeito mais confortável. O item fez a alegria do gaúcho Modesto, que pediu emprestado para dar uma aquecida antes do jogo.

A disputa pelo ouro foi marcada por uma estratégia controversa, a provocação. Pouco antes do apito inicial, Ociel, da equipe de branco, reclamou para o árbitro que o jogador Mendes estava com meião preto e não verde do uniforme original. A cornetagem irritou o jogador do time amarelo e ali foi plantada uma semente que pode ter definido o título. Mesmo com a reclamação ele conseguiu jogar com seu meião preto.

Entraram em campo além de Ociel, Dante, Sérgio, Rodrigo, Canuto, Melo, Gabínio e Truqueiro, pra o time branco, e do outro lado, Mendes, Claudeir, Serginho, Peruano, Francisco, Modesto, Antônio e Jhonathan, de amarelo.

O jogo estava entre Mendes e Ociel. O primeiro fez gol para o time amarelo enquanto o segundo empatou e virou.

O conflito do início da partida foi evoluindo, levando a uma conversa mais acalorada no intervalo, envolvendo também o juiz. Mendes reclamava que estava sendo provocado e aos poucos ia caindo na armadilha de Ociel. Tanto que, quando a partida voltou, um lance fez o jogador de amarelo querer descontar a provocação dando um jogo de corpo leve em Ociel, que, sem a bola no lance, aproveitou a oportunidade para se jogar em campo fingindo ter sofrido uma agressão. O juiz caiu na lábia e expulsou Mendes. Inconformado, o jogador ficou à beira do gramado querendo interferir em algum lance, mas foi aconselhado pelo organizador Everton a esfriar os ânimos. Ainda nesse processo, com o jogo já se encaminhando para o fim, Ociel fez seu terceiro gol e comemorou tirando a camisa, sendo expulso também por já possuir um amarelo. O final do jogo foi 3 a 1 para o time branco.

"Tem que entrar no psicológico deles, é o cara que mais jogava do outro time" contou Ociel após a partida, orgulhoso do malfeito. "Depois do terceiro gol eu sabia que estava perto do fim da partida, aí eu tirei a camisa e fui lá cumprimentar o meu amigo Mendes, que estava muito nervoso" brincou o atacante, ao lado do oponente. "Fiz três gols tenho direito de pedir música, quero aquela 'Chora não bebê' para dedicar ao time adversário" prosseguiu, zombeteiro.

"Fui prejudicado desde o começo do jogo, implicaram com o meu meião, acabaram deixando eu jogar e num lance bobo, o juiz não viu, o Ociel malandro me prejudicou, mas tudo bem, vai ter volta" prometeu Mendes. A dupla selou as pazes brindando após a final.

Com uma plateia especial, outro jogador do time branco comemorou a vitória. Gabínio teve o prestígio dos cunhados Jairo e Lourival, este último vindo de Aquidauana. "O jogo foi bom, disputado até o fim" disse o jogador. "Valeu a pena vir assistir" disse Jairo. A performance do cunhado agradou? "Estava boa, apesar da idade está super bem" avaliou Lourival.

A premiação aconteceu logo após a partida, e dessa vez os jogadores levaram troféus individuais para a casa.

Veja as fotos de André Patroni.