Estoril faz torneio para captação de atletas com olheiros do Coritiba F.C.

Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de novembro de 2020), o Clube Estoril realizou o Torneio de Captação Futebol de Base, envolvendo atletas das categorias sub13, sub15 e sub17, de diversos times da capital. Os jovens estiveram sob a avaliação dos convidados Murilo Balbuino, técnico do sub15 do Coritiba F.C., e de Augusto Moura, ex-gerente de futebol do Coritiba F.C. e gestor esportivo.

O coordenador de futebol do Estoril, Éverton Amaral, organizou o evento, que além da competição também envolveu os jovens e seus pais em uma palestra a respeito da formação profissional no esporte. “Queremos fomentar a prática do futebol de base. Fiz um convite para o Murilo que é um amigo e treinador do Coritiba para observar e quem sabe no futuro receber alguns desses meninos para uma segunda bateria de avaliações lá em Curitiba” disse o treinador, que realiza o projeto social Futebol de Alto Rendimento em parceria com o Clube Estoril, além da escolinha de futebol do Clube, os Craques do Estoril.

À beira do campo, o observador convidado avaliou os competidores buscando as características que formam um esportista promissor. “Nossa prioridade é a parte técnica do jogador. O Brasil sempre foi referência na formação de jogadores técnicos. A metodologia empregada neste evento, em forma de torneio, ajuda bastante na hora de observar a competitividade deles, as tomadas de decisões, as táticas no jogo, que são quesitos que consideramos. Mas o foco é a técnica. Sabemos que a parte física pode precisar de trabalho, pois muitas vezes é um garoto que treina em escola de futebol que não tem um trabalho de base, mas se a gente identificar o talento, aí a parte física podemos trabalhar depois, é isso” explicou Murilo Balbuino.

Se os jogadores estiveram ansiosos para o evento neste ano atípico que impossibilitou atividades na maior parte do tempo, os pais que puderam vir acompanhar a apresentação não escondiam o nervosismo. Muitas comemorações com lances bonitos, gols, e também reações mais acaloradas com lances polêmicos. Rosália veio com o esposo e a filha prestigiar o filho Danilo de 17 anos. Família em peso apoiando o sonho do adolescente. “A gente fica com o coração na mão, mas é um momento que estamos esperando há um tempo, porque era para eles terem ido antes e não deu certo devido à pandemia, então ja esperávamos esse jogo e estamos preparados. Projetos de formação como este do Estoril são uma oportunidade, porque na rua é muito perigoso, hoje pra gente ter um filho nós pensamos mil vezes, então sabendo que ele está aqui treinando, focado no bem, é uma outra formação. E nós apoiamos sim, é o sonho dele e vai dar certo, nós temos confiança de que vai dar certo” afirmou a mãe.

Jogando de amarelo, o time do Estoril participou com atletas do projeto de Alto Rendimento e da escolinha do Clube. Allison Barbosa da Silva ficou satisfeito com seu desempenho após marcar um gol. “Fazer um gol aqui é maravilhoso, rezei pra Deus me abençoar, Deus me abençoou e agora é deixar tudo na mão de Deus, daqui pra frente” disse o jovem atleta.

Quem estiver interessado em inscrever seus filhos na escolinha de futebol do Clube Estoril pode ligar para o 3312 0400 e ter mais informações. As categorias vão de nove a dezessete anos.

Texto e fotos André Patroni.