Finais da 1ª Estoril/Associativos Cup surpreendem

Chegou ao fim nesse domingo (08 de dezembro de 2019) a 1ª Estoril/Associativos Cup de Futsuiço. Os últimos jogos da competição, que começou há cerca de dois meses, reuniram quase todas as equipes, já que das nove participantes, as oito melhores pontuadas foram divididas em duas categorias para as disputas de troféus, sendo as 4 melhores na série Ouro e as demais na série Prata.

A primeira partida foi entre o time do Clube Estoril - ALB e o Tribunal de Contas Cutia FC, pela terceira colocação da liga Ouro.

A partida começou equilibrada, mas a superioridade do time da casa ficou evidente e o resultado final de 9 a 2 demonstrou isso.

O conselheiro do Tribunal de Contas de MS, Waldir Neves, participou da partida na beira do campo, gerenciando a equipe e dando aquele apoio moral. Se a vida como técnico em dia de decisão é tão difícil como a de conselheiro no Tribunal, Neves afirma “É muito mais difícil ser técnico, haha. O técnico não tem o poder de entrar em campo e fazer aquilo que o jogador treinou para fazer e não está fazendo, aí sobra pra ele a responsabilidade. Aqui nós não tivemos peças de reposição como tivemos no outro jogo, nosso time tecnicamente foi inferior e mereceu a derrota” analisa. O conselheiro, que começou a acompanhar de perto a equipe nos últimos quatro jogos afirma que o time melhorou no período, mas perdeu a semifinal por detalhe e a disputa pelo bronze por não contar com todos os atletas. No geral o conselheiro aprovou o campeonato. “O Estoril está de parabéns pela organização, pela iniciativa. Estimula essas disputas saudáveis e todo esporte coletivo tem essa finalidade de unir, de aproximar, de fazer com que as pessoas sejam mais pacientes e menos violentas” acredita.

Emanuel levou o terceiro lugar mas afirma que o time precisa se preparar melhor para os próximos campeonatos. “O terceiro lugar nesta ‘lua’ foi complicado. Infelizmente não conseguimos chegar à final mas a disputa pelo terceiro lugar foi válido, as duas equipes jogaram bem até o final e a gente saiu com a vitória. Eu acho que a gente precisa dar uma emagrecida um pouco, hahaha, temos que correr um pouquinho mais pra poder jogar de igual pra igual com essa gurizada porque está difícil, mas a gente vai continuar” avaliou, com humor.

A disputa pelo terceiro lugar na categoria Prata foi vencida por W.O. pela Unimed, já que o time Fidelidade El Kadri não apareceu.

Seguindo o cronograma, a equipe da Cassems enfrentou o Sicredi na final da Prata.

Com performances semelhantes ao longo do campeonato, a partida prometia ser acirrada.

O placar, no entanto, foi bastante elástico, e a Cassems levou o primeiro lugar vencendo por 9 a 3 a equipe do Sicredi.

A grande final do dia, valendo o maior troféu da categoria Ouro, foi entre as equipes da Caixa Econômica Federal e do Detran MS.

A Caixa entrou favorita, com uma campanha excepcional no torneio. Invicta, acumulava 24 pontos contra 15 do Detran, um saldo de gols de 35 a 8. Mesmo com o favoritismo, o jogo foi pegado, e parecia se encaminhar para os pênaltis.

Mesmo com o goleiro menos vazado do campeonato e o artilheiro da copa, não deu pra Caixa. O time do Detran foi mais eficiente e conseguiu, com gols de Jaime Cardoso, João Henrique e Uelison Ferreira, vencer com um placar de 3 a 0.

Se na primeira rodada o time da Caixa deu uma “sacolada” no Detran, a final reservou o melhor para o time de verde. “Esperávamos um jogo mais difícil, mas nós fomos melhorando ao longo do campeonato, vieram reforços e nós chegamos até a final, conquistado o título” disse Cleberson do Detran. “O campeonato foi muito bem organizado e a gente espera que ano que vem tenha de novo” disse o capitão campeão.

O artilheiro Rodrigo, da Caixa, acredita que a vitória não veio por pouco. “A gente fez uma bela campanha no decorrer do campeonato e demos um vacilo na final. Foi um jogo truncado, e nós não conseguimos aproveitar bem as oportunidades que tivemos. Final é detalhe, a gente tomou um gol e faltando alguns minutos tomamos mais dois gols. Mas a equipe está de parabéns por ter chegado até aqui. Foi uma iniciativa legal, um campeonato bem organizado e o clube está de parabéns pela estrutura e pelo atendimento no geral” avaliou o goleador.

Após as partidas foi realizada a premiação na beira do campo. O organizador da competição, gerente do Estoril Nelson Zaminelli, ficou satisfeito com mais esta realização do Clube. “Fizemos um campeonato com a intenção de trazer as empresas associativas e mostrar o clube para esses atletas e suas famílias nessa oportunidade, já que dentro da empresa fica difícil você fazer um contato e expor uma ideia, sendo melhor ver in loco o que estamos oferecendo. Então todos vieram, gostaram demais, acharam o clube sensacional e a gente espera que tenhamos uma galera se associando, que seria o retorno para nós desta competição” disse Zaminelli. As nove equipes inscritas trouxeram quase duzentos atletas durante o torneio. Somando-se familiares, a estimativa é de que em torno de 350 pessoas tenham conhecido o Clube Estoril nos últimos dois meses.