No Clube da família mulheres são prioridade

No dia Oito de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher em mais de cem países. A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1975, após uma série de mobilizações pela igualdade de direitos civis entre mulheres e homens e pelo voto feminino terem sido realizadas no início do século passado, tanto nos Estados Unidos quanto na Rússia.

Após tantos anos de luta, no entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar a paridade de gênero, especialmente em nosso país. Dados do portal Mundo Educação, do Uol, mostram que “em 2019, conforme o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupava a 92ª posição em um ranking que mede a igualdade entre homens e mulheres num universo de 153 países. As mulheres brasileiras estão sub-representadas na política, têm remuneração menor, sofrem mais assédio e estão mais vulneráveis ao desemprego. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país do mundo em número de feminicídios.

A Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS busca promover atividades inclusivas e tem a Mulher como prioridade. Até mesmo no seu estatuto existe a figura do Departamento feminino, cuja finalidade é proporcionar lazer e atividades sociais e culturais voltadas aos associados e comunidade em geral.

A atual presidente da ALBMS, Maria de Fátima Corado Gabriel, cristaliza os resultados dessa busca pelo protagonismo feminino. Em seu primeiro mandato há dez anos, foi a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da instituição. Na galeria de presidentes, até hoje é a única mulher.

Nas atividades que o Clube Estoril promove está a preocupação em oferecer às mulheres uma atenção especial. Em todas as faixas etárias, a presença feminina é constante, ela no esporte, nas festas, no lazer e na prática de atividades físicas.

A ALBMS e o Clube Estoril parabenizam pelo Dia Internacional da Mulher e deseja que as conquistas sejam contínuas.

Para quem pretende passar o dia Internacional da Mulher curtindo em casa, aqui uma sugestão: o projeto O Canto Delas, um festival de lives com 12 cantoras que fazem parte da cena musical feminina de Campo Grande. Clique aqui para acessar.