ASSOCIAÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE CAMPO GRANDE - MS

Nova diretoria toma posse em dia de ato cívico

A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS realizou nessa segunda-feira (10 de junho de 2019) o ato cívico em celebração ao dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Após a cerimônia ocorreu a posse da nova diretoria para o biênio 2019/2021.

Como tradição, o evento começou com a execução dos hinos do Brasil e de Portugal e o hasteamento das bandeiras pelas autoridades presentes.

O cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Santos Gonçalves, discursou e leu a mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que destacou o excelente momento pelo qual Portugal atravessa, tanto na economia, com o país sendo considerado pelo terceiro ano o melhor para se viver na Europa, quanto no esporte, onde a seleção lusitana sagrou-se no dia anterior campeã da primeira edição da Liga das Nações da UEFA. Gonçalves anunciou que irá a São Paulo para dar prosseguimento a uma solicitação que implicará em uma maior agilidade burocrática aos estudantes de Mato Grosso do Sul que queiram fixar-se em Portugal, diminuindo etapas para concluirem esses trâmites. Para o cônsul, a celebração do dia 10 é importante e deve ser realizada sempre para que o sentimento não arrefeça. “É nesse dia que aflora mais a vontade de estar perto de Portugal e aqui eu me sinto perto, com todos esses meus amigos” afirmou Gonçalves.

A poetisa Raquel Naveira sucedeu o cônsul honorário e celebrou o autor português, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona, Luís de Camões, contando um pouco de sua história. A poetisa também recitou textos de sua própria autoria, como “Figueira da Foz”, que estampa uma das paredes do Clube em um quadro com outros dois poemas dela. “O povo português é muito ligado à literatura, meus avós e bisavós tinham um poema para tudo. Era uma espécie de oração, para cada circunstância da vida havia um verso. O poema estrutura a vida portuguesa” disse Naveira, cuja avó era fadista. “Eu fui criada realmente nesse ambiente de ‘casa portuguesa com certeza’, com pão, vinho, fado e isso ficou marcado na minha sensibilidade porque o português é muito sensível. Como diria Bernardim Ribeiro (escritor e poeta português renascentista), ‘o português ou chora ou está para chorar’, é um povo muito melancólico, e essa melancolia também passou um pouco para os brasileiros” explicou. A autora lançou nessa ocasião seu livro “Poemas portugueses” editado com apoio da ALBMS.

Autoridades representando a Câmara de Vereadores de Campo Grande, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado de MS também discursaram. Foram eles o vereador Papy, o deputado estadual Herculano Borges e a presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, que colocou a FCMS na posição de parceira da ALB. “A Associação que tem sido de extrema importância não só para Campo Grande mas para todo o estado de Mato Grosso do Sul. Sempre trabalhamos em parceria, isso é muito importante por integrar a sociedade civil ao poder público. A Associação pode contribuir muito com a gente e nós com a Associação” acredita Caseiro.

Posse da nova diretoria

Após o ato cívico, os convidados se dirigiram ao espaço Prime para a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2019/2021.

Compuseram a mesa os presidentes do conselho de sócios remidos, Paulo Widal de Rodrigues, o presidente do conselho fiscal, João Daniel e o presidente da diretoria executiva, Horácio Pereira Andrino.

Foram chamados para assinar o termo de posse e fazer seu juramento os eleitos para os conselhos fiscal e de remidos, Horácio Andrino, Vitorino Fonseca, Robson Simões, Justino Mendes de Aquino e Ricardo Ledesma.

A presidente eleita para a diretoria executiva, Maria de Fátima Corado Gabriel, assinou a posse, fez seu juramento e trocou de lugar com o, a partir de então, ex-presidente Horácio.

Andrino discursou enfatizando as realizações de sua gestão no biênio 2017/2019, destacando a recuperação administrativa e financeira da ALBMS, por meio do planejamento e busca por parcerias. Ao fim da fala foi aplaudido de pé. “Quando nós assumimos tínhamos a ideia exata do que encontraríamos. Era uma situação bastante atípica diante de uma administração em que você encontra financeira e administrativamente muitos problemas. Colocamos no papel e planejamos exatamente o que necessitaríamos fazer para poder reverter essa situação e com a ajuda de todos os diretores, cada um em sua pasta, conseguimos em dois anos reverter a situação primeiro financeira, que realmente era difícil, e depois a parte administrativa. Em um terceiro momento incluímos novas metodologias de trabalho, com novos processos e além de envolver a diretoria, envolvemos os colaboradores. Isso fez com que a gente tivesse condições de executar de forma menos traumática, mais facilitada, sabendo o que tinha de ser feito. Por isso temos que elogiar a diretoria e os dois conselhos que foram parceiros nossos e que ao final podemos entregar em uma situação totalmente diferente, bem administrada, bem financeiramente, com novos processos, tecnologia sendo utilizada, parceria sendo utilizada, sendo privada, sendo pública” disse o ex-presidente. “Senti uma áurea muito bacana de reconhecimento do trabalho feito, a gente se sente orgulhoso disso, uma sensação de dever cumprido e de reconhecimento” afirmou Andrino, após a cerimônia.

Em seguida foram empossados os diretores que agora compõe a diretoria executiva. O vice presidente, Feliciano Marcos de Brito, o diretor financeiro, Victor Manuel Lopes Figueiras, o diretor financeiro adjunto, Reinaldo César Pedrosa, o diretor de comunicação, Ilíbio Carlos Simioli da Paz, a diretora de comunicação adjunta, Heleonora Alves Herculano Vasconcelos e os diretores suplentes, Esmeraldo Alves do Nascimento, Joaquim Alves Vieira, Joaquim Manoel Ramalho Pedrosa e Sergio Bento Alves da Rocha, além dos diretores social, José Reis Pouso Salas, e de obras e patrimônio, Antônio Manuel Cordeiro Leal, que após a assinatura fizeram seu juramento.

A presidente Maria de Fátima fez seu discurso, no qual afirmou que continuará o trabalho iniciado por Andrino e que será um período de luta por conta da atual situação pela qual o país atravessa. Assumindo pela terceira vez a frente da ALBMS, após quase dez anos desde a sua última gestão, Fátima afirmou que aceitou a responsabilidade por amor à Associação. “Passa um filme na cabeça e uma preocupação muito grande porque acho que dessa vez a responsabilidade é ainda maior do que das outras vezes em que fui presidente. Existe todo um contexto político, uma recessão econômica que o país está enfrentando, a dificuldade financeira que as pessoas tem. Temos que resgatar o sócio para ele frequentar o clube, estimular a locação dos salões, fazer eventos para aumentar a nossa receita para darmos continuidade ao trabalho que foi desenvolvido pela gestão do Horácio que ele tocou com grande maestria, que se não fosse ele ter assumido eu acredito que a Associação hoje não estaria funcionando mais. O associado pode esperar que nós o atendamos dentro do que for possível, dentro das nossas condições financeiras. Eu sei que o sócio não quer ouvir não mas existem várias maneiras de se dizer não, vamos mostrar ao sócio nossa situação e tentar atendê-lo dentro das nossas possibilidades” disse a nova presidente, que também foi aplaudida em pé após o discurso.

O padre Marcelo Tenório, que com frequência está na Associação para as missas de Nossa Senhora de Fátima, esteve presente para abençoar a nova diretoria.

Como forma de homenagear a gestão que encerrou o ciclo, o ex-presidente e sua esposa Denise Andrino foram presenteados com um buquê de rosas e um arquivo com todas as fotos dos eventos realizados nesse período. Também foi dado de presente um avental da ALB com a bandeira portuguesa, uma brincadeira para dizer ao ex-presidente que “ele deve continuar trabalhando para ajudar a Associação”.  Foram descerradas as placas com as fotos de Andrino e do ex-diretor do Clube Estoril, Eder Mendes.

Após o evento foi distribuído um informativo sobre as realizações da última gestão e também foi servido um café da manhã aos convidados.

Texto e fotos de André Patroni.

Seja Sócio

O Clube Estoril oferece diversos planos para você se associar

Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.

Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.

Contato

(67) 3312-0400

Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20

Jardim Autonomista

Campo Grande, MS - Brasil

CEP: 79002-494

Horário de Funcionamento

Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h

Fale Conosco