Saiba como foi a volta do futebol no Estoril seguindo os protocolos de biossegurança

Domingo, cinco horas da manhã. Enquanto para muitos é o horário perfeito pra dormir, para os sócios boleiros do Clube Estoril é a hora marcada pra começar a chegar à portaria e se inscrever na lista de chamada para as partidas.

Começou neste fim de semana (18 de outubro de 2020) a tradicional Copa da Madrugada, competição que chega para dar início a uma nova rotina de atividades esportivas após autorização da Prefeitura Municipal, que liberou as práticas mas com algumas restrições.

Logo na entrada, cada associado passou por medição de temperatura e teve suas mãos higienizadas pelo porteiro. De máscara, seguiram para o refeitório dos atletas ao lado do campo.

“O protocolo inicial é um termo de consentimento que cada atleta preenche, informando que participou de um workshop informativo da prevenção e cuidados contra o covid 19 que oferecemos no Clube. Assinam o termo e entram com máscara. Na arquibancada, colocamos álcool 70 e o carpete de hipoclorito que higieniza a chuteira. Além disso no início do jogo a arbitragem borrifa o álcool na bola. Estamos tomando todos os cuidados, sinalizando o espaçamento na arquibancada, marcando tudo certinho” disse o coordenador de futebol, Éverton Amaral.

As coisas boas continuam

Se algumas coisas mudaram, outras não. O clima ameno da manhã perfeito pra um futebolzinho, os pássaros cantando lembrando que a natureza envolve os campos do Clube e o café da manhã sendo servido com aquele clima de descontração.

Pãezinhos, melancias cortadas, café e suco, esta foi a refeição para quem logo mais entraria em campo.

O diretor do Clube Estoril Wellington Achucarro confessou que não foi tão fácil levantar da cama desta vez. “Hoje foi difícil acordar, porque antes a gente tinha o costume. Mas vamos voltar a jogar”. Achucarro, que ouviu por meses os pedidos dos colegas associados para o retorno do futebol, acredita que aos poucos o retorno vai normalizando a questão no Clube. “A pressão foi enorme. O pessoal queria voltar, com segurança, mas queria jogar, e o Clube se sensibilizou. A gente tentou com funcional, com futmesa, suprir este futebol, mas não é igual. Agora estamos voltando. A princípio esperamos um movimento menor dos atletas, porque tem muitos veteranos ainda receosos. Só que a Copa da Madrugada é um sucesso, ela vai vingar e a gente está aí pra voltar o funcionamento normal do futebol” afirmou.

O quórum de atletas possibilitou a primeira partida das três que costumeiramente ocorrem.

Uma partida leve pra começar

O primeiro jogo foi morno. Como disse um dos participantes na hora do cara ou coroa “gente, hoje é só toque de bola hein”.

Marcão, que não começou jogando, precisou entrar no meio do jogo atendendo a pedido de colega que percebeu que não teria condições de ir até o final. Vai um tempo até todos voltarem às condições físicas de antes.

“Já estávamos todos ansiosos pra poder voltar a fazer um pouco mais de esporte. Muitos aqui engordaram, ganharam um pesinho a mais. A Copa da Madrugada é tradicional do Estoril, uma lembrança boa e quem sabe a gente consegue recuperar esse esporte de manhã cedinho que faz bem pra saúde. Além do esporte do dia da semana, vir também no domingo cedo prestigiar o Clube e prestigiar o esporte. Eu já estava fazendo a funcional, porque não aguentava mais ficar em casa só comendo e bebendo, então comecei a voltar aos poucos para poder pegar um pouco de preparo, fazer um pouco mais de esporte e assim que voltou, que a prefeitura liberou, aí foi a comemoração. São mais de cem atletas, não dá pra desperdiçar essa oportunidade que a gente tem” afirmou o atleta Marcão.

Welsley Iô, camisa quatro do time amarelo, foi o ator do primeiro gol do retorno da Copa da Madrugada. Depois ainda deixou mais alguns guardados. “Acho que fiz 3 gols! Depois de meses parado a dificuldade é o peso e a mobilidade, só isso, haha. Da pra brincar, tá bom, tá ótimo” disse o jogador, que depois da partida teve o reconhecimento dos amigos. Mendes, o número sete do amarelo disse “Pode escrever lá que o melhor em campo hoje foi o Wesley”.

O retorno ao “novo normal” trouxe não só o futebol, mas o que mais fez falta nesses meses todos: o convívio. “Com os amigos é muito bom, é gostoso. E voltar o movimento do Clube, a gente estava precisando disso” disse o sócio Wesley.

A Copa da Madrugada continua aos fins de semana. Mais informações com o coordenador de futebol Éverton 067 98207 5788.

Texto e fotos de André Patroni.