ASSOCIAÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE CAMPO GRANDE - MS

Balanço financeiro foi positivo em ano de pandemia e aprovado por unanimidade

A Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS realizou Assembleia Geral nessa quinta-feira (11 de março de 2021) no Salão Social do Clube Estoril, para apreciação do parecer elaborado pelo Conselho Fiscal sobre o exercício 2020 do orçamento executado pela Diretoria Executiva.

Seguindo protocolos de biossegurança, os participantes usaram máscaras, houve distanciamento social e disponibilização de álcool em gel.

O presidente do Conselho de Sócios Remidos, Paulo Widal de Rodrigues, iniciou a atividade a partir da segunda chamada, às 19h30, e convidou para compor a mesa o presidente do Conselho Fiscal, Horácio Pereira Andrino e o diretor do Clube Estoril, Wellington Achucarro, representando a diretoria executiva.

Horácio apresentou o parecer de forma objetiva e didática, fez uma retrospectiva dos desafios enfrentados ano passado e expôs gráficos comparativos com anos anteriores.

Ao final, Paulo Widal convocou a Assembleia a se manifestar e, por unanimidade, o documento foi aprovado.

“É importante ressaltar o trabalho feito pela diretoria num ano como esse de 2020, com toda a dificuldade, com evasão de sócios, restrições por parte das autoridades, no sentido de manter o clube em funcionamento, e apesar de tudo conseguimos sobreviver. É aquilo que sempre falo, é importante que os associados não se esqueçam do clube, da casa que é deles e que venham aqui para participar, para conviver, obviamente que hoje na medida do possível” disse o presidente do Conselho de Sócios Remidos, Paulo Widal.

Para o presidente do Conselho Fiscal o ano foi de aprendizado. “Você tem que ter muita inteligência, muita cautela, muita sobriedade pra tomar decisões que vão mexer tanto com pessoas, parceiros, associados, porque são decisões muito difíceis. Nós estamos no segmento que é o lazer, que hoje, diante de uma pandemia é o que fica por último, ‘se der pra pagar paga, se não der você corta’, então nós tivemos uma perda grande de associados por conta disso, o que reflete obviamente no caixa da nossa empresa, porque isso é uma empresa e tem que ser administrada como tal, e você com pouco tem que fazer o mesmo ou mais do que você fazia quando tinha melhores condições. É um exercício diário de tomada de decisões para poder preservar o que nós temos, preservar o patrimônio, preservar a história, preservar nossa folha, nossos funcionários, colaboradores, mas a gente sabe que diante dessa dificuldade nós também aprendemos muito, crescemos muito e com isso temos condições de entregar mais e produzir muito mais do que produziria numa situação normal, é um grande desafio” analisou o presidente do Conselho Fiscal, Horário Andrino.

Apontado como um dos responsáveis diretos pelo sucesso na travessia desse ano tão adverso, o Diretor Financeiro, Victor Manuel Lopes Figueiras está esperançoso. “A Diretoria Administrativa e Financeira agradece aos Sócios que neste momento tão difícil não abandonaram a Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS – Clube Estoril e continuaram a pagar suas mensalidades em dia, pois sua humanidade tocou o coração desta Diretoria que tinha sob sua responsabilidade umas dezenas de famílias que dependiam dos seus empregos para sobreviver. Com isto contribuíram muito com o êxito desta administração num ano tão atípico e difícil para todos. Foi um ano de muito sacrifício e muita luta e projetos adiados, muitos obstáculos ultrapassados mas a luta ainda não chegou ao fim. Temos esperança, a equipe é boa e soube responder à altura do que lhes foi solicitado” afirmou Victor, que enviou um texto para agradecer publicamente a todos, o qual você confere a íntegra abaixo da reportagem.

A presidente da ALBMS, Maria de Fátima Corado Gabriel, precisou estar em Home Office no momento da Assembleia e demonstrou toda a sua gratidão. “Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por ter nos iluminado durante esse ano que passou e estar nos iluminando durante este ano de 2021, quero agradecer a toda a Diretoria Executiva, em especial ao Victor, nosso diretor financeiro, e ao senhor Wellington, diretor do Clube Estoril, por que foram pessoas fundamentais que deram todo o suporte na parte administrativa e financeira e nos forneceram o apoio para que a gente conseguisse chegar onde estamos e encerrar o ano como encerramos. Quero agradecer a todos os nossos colaboradores, quero agradecer a nossa gerente financeira pelo apoio que nos deu, pelo suporte que nos deu neste período de pandemia, quero agradecer à gerência operacional por toda estrutura que montou pra gente poder economizar, pra seguramos os custos e despesas, quero agradecer a todos os sócios por terem colaborado com a gente, por terem continuado pagando a sua taxa de manutenção e por entenderem o momento pelo qual estamos passando, que foi além da nossa vontade, do nosso querer, quero agradecer a todos os membros do Conselho de Sócios Remidos e do Conselho Fiscal por terem entendido o momento e nos apoiado. Sempre estivemos em alerta, atentos a tudo e procurando nos adequar. Agradeço a todos” disse Fátima.

Leia a seguir o agradecimento do Diretor Financeiro, Victor Manuel Lopes Figueiras: 

“A pandemia da Covid-19 no Ano 2020, caiu sobre toda a sociedade como um tsunami ao atingir o litoral, parecia que nada iria sobreviver, principalmente as organizações que dependiam unicamente do entretenimento das pessoas, das quais a Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS faz parte. No entanto, as contas apresentadas pela atual Diretoria Executiva, foram aprovadas pelo Conselho Fiscal e referendadas por unanimidade pela Assembleia Geral.

A Diretoria Administrativa e Financeira vem a público agradecer aos Sócios que neste momento tão difícil não abandonaram a Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS – Clube Estoril e continuaram a pagar suas mensalidades em dia, pois sua humanidade tocou o coração desta Diretoria que tinha sob sua responsabilidade umas dezenas de famílias que dependiam dos seus empregos para sobreviver. Com isto contribuíram muito com o êxito desta administração num ano tão atípico e difícil para todos.

No início da pandemia achamos que não sobreviveríamos ao difícil desafio que nos estava sendo apresentado, o panorama era terrível, fechamento total das atividades, era decretado o fim das nossas receitas, as locações e as atividades esportivas e as festividades eram nossa única fonte de receita.

Enfim, só nos restava arregaçar as mangas e enfrentar o desafio.

As primeiras medidas foram: reunir todos os colaboradores e tranquiliza-los mostrando para eles que demissões seriam as últimas e derradeiras medidas a serem tomadas pela Diretoria, conscientiza-los de que a colaboração de todos era a coisa mais importante neste momento derradeiro da crise, pois nada se faz sozinho e que se todos estivessem unidos seria mais fácil passar por ela. Conseguimos manter a folha em dia com todos os encargos dela provenientes, inclusive o 13º salário pagos nas datas devidas.

Combate ao desperdício e diminuição da dependência dos serviços terceirizados, aproveitar a parada das atividades recreativas para serem feitas as manutenções de que a ALBMS – Clube Estoril estava necessitando pois dependia mais de serviço e criatividade do que propriamente do dinheiro.

Conversamos bastante com os fornecedores para equalização dos compromissos financeiros sem ter que dar calote e foi o que aconteceu, passamos sem deixar de pagar todos os compromissos financeiros em dia.

Trocamos muitas ideias e informações com os colaboradores das diversas áreas que trabalham e vivem o dia a dia do associado e dos serviços da ALBMS – Clube Estoril, pois eles conhecem melhor as necessidades do cotidiano, mostrando para eles que não são eles o problema, mas eles fazem parte da solução dos problemas encontrados.

Agimos com muita transparência e tomamos muitas decisões enérgicas e amargas, mas sempre  para o bem da ALBMS – Clube Estoril.

Não posso deixar de lembrar aqui, das pessoas que foram essenciais logo no início da pandemia, a Dra. Camila Corado da Assessoria Jurídica, nossa parceira incansável e que muito nos ajudou nos dias mais difíceis e nos primeiros enfrentamentos às medidas exigidas pelo poder público para enfrentamento à pandemia, à gerência financeira que nos ajudou a manter as torneiras fechadas, à Gerência Operacional e sua equipe pelo trabalho realizado poupando ativos financeiros e aos demais colaboradores que tanto se esforçaram para os bons serviços prestados mesmo sem grandes aportes financeiros.

Também não podemos esquecer a nossa Presidente Sra Maria de Fátima Corado Gabriel por ter confiado na forma de como a Diretoria Administrativa e Financeira administra e toma decisões de modo a levar a bom termo os destinos financeiros, sempre apoiando as diretrizes emanadas por esta Diretoria e as decisões tomadas.

Foi um ano muito difícil, mas conseguimos superar mantendo as contas em dia, com mãos de ferro e decisões acertadas, como demonstrado na prestação de contas apresentadas à Assembleia Geral que as aprovou por unanimidade.

Foi um ano de muito sacrifício e muita luta e projetos adiados, muitos obstáculos ultrapassados mas a luta ainda não chegou ao fim, mas temos esperança, a equipe é boa e soube responder à altura do que lhes foi solicitado.

A todos o nosso reconhecimento e gratidão, principalmente a Você que ajudou para que chegássemos onde chegamos apesar de todas as adversidades. Esperamos poder contar com todos os que estão dispostos a trabalhar pelo engrandecimento da Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS – Clube Estoril.

O Diretor Financeiro
Victor Manuel Lopes Figueiras”

Seja Sócio

O Clube Estoril oferece diversos planos para você se associar

Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.

Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.

Contato

(67) 3312-0400

Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20

Jardim Autonomista

Campo Grande, MS - Brasil

CEP: 79002-494

Horário de Funcionamento

Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h

Fale Conosco