https://www.facebook.com/clubeestoril/videos/1380048875437166/
A Associação Luso Brasileira de Campo Grande MS realizou na última sexta-feira a primeira grande noite portuguesa, transformando o espaço Prime Estoril em um pedacinho de Portugal em Campo Grande.
Manobristas cuidavam de estacionar os veículos enquanto os convidados chegavam e eram recebidos por moças vestidas com trajes típicos do folclore português. A decoração enfatizou elementos da cultura e economia, como os azulejos, uvas, azeite e vinho. Uma adega foi disposta ao lado da cozinha, o "cantinho português" e um telão exibiu imagens de vários locais de Portugal. Azeitonas, tremoços e bolinho de bacalhau serviram como entrada para a noite gastronômica.
O diretor cultural da Associação Luso Brasileira, Esmeraldo do Nascimento, discorreu sobre o fado. Foi seguido pelo presidente Horácio Andrino, que discursou desejando a todos uma excelente noite e convidou para o palco os membros da banda. Marcos Assunção, Luciana Fisher, Carlos Alfeu e Henrique Lourenço aceitaram o desafio de, em poucos meses, conseguirem formar um repertório de uma hora com clássicos do fado português, estilo decretado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.
"É uma alegria muito grande e um sentimento de missão cumprida. É maravilhoso, como apaixonado por pesquisas, mergulhar numa cultura tão próxima da nossa e conhecer de uma forma mais aprofundada um instrumento que é antecessor à nossa viola caipira, que é praticamente da mesma família" disse o multinstrumentista Marcos, pesquisador da viola caipira que precisou aprender a tocar viola portuguesa especialmente para a ocasião.
A vocalista Luciana, que é cantora lírica, também precisou descobrir o fado e cantar com sotaque português. "Nunca tinha cantado e conhecia pouco. Tive que ouvir bastante, e foi bom porque aprendi a apreciar e hoje sou fã, gostei muito. O modo como cantam com emoção cada palavra tem um lirismo que me agrada, me identifiquei bastante. Eu canto ópera e tem muito a ver o drama da ópera e o do fado" destacou a cantora.
À luz de velas, o espaço Prime ficou na penumbra típica de tabernas portuguesas. O público se deixou envolver e aplaudiu com entusiasmo cada música.
"A emoção foi forte, me fez lembrar de meu pai, que era apaixonado pela música. Foi pura emoção! Atingimos o objetivo mais uma vez e agora é preparar para o próximo ano, provavelmente no salão maior. Estamos satisfeitos, com a sensação do dever cumprido" afirmou o presidente Andrino.
O jantar foi servido após a apresentação. Bacalhau assado, batatas e ovos cozidos, arroz branco. O prato principal era uma obra de arte.
O português Tito Estanqueiro, oriundo de Aveiro, aprovou a noite portuguesa. "Foi ótimo, a integração da colônia se faz com o resgate da nossa cultura. O caminho é este, envolver as pessoas, engajá-las, motivá-las. O clube só existe se tiverem pessoas que acreditam que valores da cultura portuguesa são importantes para o nosso estado e para Campo Grande" disse.
Quem também gostou do que experimentou foi Márcia Miashiro. "Foi maravilhoso! Gosto muito da cultura, o ambiente muito agradável, foi uma noite inesquecível!" afirmou.
Ainda foi servido pudim de sobremesa.
Confira as fotos de André Patroni.