As finais da Copa América do Clube Estoril aconteceram neste sábado (03 de agosto de 2019) e foram bem equilibradas. O nivelamento das equipes foi o grande diferencial desta competição, que agradou os atletas. Everton, da Coordenação de Futebol do Clube, teve a responsabilidade de montar as equipes a partir dos 136 inscritos. “Esta copa foi com times montados e não pontuação individual. Fizemos em duas categorias, a master, a partir de 33 anos, e a livre, a partir de 16 anos. Nos anos anteriores jogavam os mais novos e os mais velhos juntos e isso gerava reclamações. Este ano eles gostaram muito do campeonato, foi um dos que mais deu gente. Superamos as expectativas” afirmou o coordenador.
A temperatura caiu no fim de semana e o efeito teve reflexos nas partidas. As disputas pelo terceiro lugar tanto da master quanto da livre não tiveram atletas suficientes e foram encerradas por W.O. e substituídas por uma pelada. Quem chamou a atenção logo no aquecimento foi o boleiro Modesto, com um look inovador nos meiões.
Na pelada, o Acumulou fez vários gols e rendeu cornetadas da arquibancada ao goleiro Truqueiro. Serviu para esquentar os ânimos dos finalistas que participaram do amistoso.
Por falar em arquibancadas, o clima frio mudou a paisagem. Se normalmente prevalecem as cervejinhas, dessa vez o pessoal avançou em cima dos espetinhos, gatorad e caipirinhas.
A final da categoria master foi entre Brasil e Chile. De verde, a equipe que representou o Brasil tinha em sua formação original Ênio, Marcelo Medeiros, Sérgio Otubo, Francisco, Marcus Faria, Claudeir, David, Clovis, Zagonel, Dede, Ivo e Truqueiro. Os “chilenos”, de branco, tinham Gabínio, Modesto, Sebastião Santanta, Thiago, Ociel Ortiz, Sérgio Navarro, Paulo Achucarro, Catarina, Olavo, Fernando, Jorge Ney e Jorge Gaúcho.
Como era de se esperar em um campeonato nivelado, o jogo foi bastante acirrado e terminou empatado em 2 a 2, gols de Ênio e Dede para o Brasil, e de Sebastião e Ociel para o Chile.
Nos pênaltis, mais igualdade. Chegaram a sete cobranças cada time, sendo que Truqueiro defendeu o último pênalti cobrado pelo Chile, e Francisco converteu o último do Brasil, dando o título ao time de verde.
“O resultado demorou pra sair mas vencemos graças ao nosso goleiro que é bom, maravilhoso! Foi muito equilibrado o campeonato, empatamos na semifinal e deu empate na final, foi bem dividido” disse o campeão Ênio, autor do primeiro gol do Brasil.
A categoria livre trouxe o clássico Brasil e Argentina. O Brasil, de verde, teve inscritos na copa Ociel, Wagner, Felipe Santullo, Ivan, Dante, Willian Silva, Carlos Roberto, Grilo, Marquinhos, Luiz Rossi, Jorge Lobo e o goleiro Tonico. Na Argentina, que jogou a final de amarelo, os inscritos eram Bruninho, Teto, Victor Alves, Leandro Rosa, Eduardo, Felipe, Ton, Volnei, Mano, Aislan e Fernando Folgado. Em função do frio, tanto na final do master quanto do livre nem todos os jogadores inscritos vieram.
Começando abrindo uma vantagem de dois gols, convertidos por Grilo e Ociel, o time do Brasil pode trabalhar a partida com tranquilidade, enquanto a Argentina tentou correr atrás.
O resultado ficou em 5 a 2 para o Brasil. “Armamos o time para jogar a final no contra-ataque, e também tivemos êxito no segundo tempo por conta do cansaço do time adversário. Preciso parabenizar o goleiro que pegou demais, teve mérito” analisou o vencedor Ivan.
Após a partida, os boleiros tiveram uma confraternização com churrasco e entrega de troféus.
Além da festa e do futebol, os sócios do Estoril também se organizaram para promover a solidariedade. Neste domingo ocorre o décimo quinto Fraldão, iniciativa que mobiliza os atletas para arrecadarem fraldas a serem doadas para instituições de caridade. “É um sucesso total, o Clube nos agraciou com o espaço Prime, e neste domingo estaremos reunidos em 120 pessoas, um recorde, para finalizar mais um Fraldão. A gente bebe, se diverte, discute futebol e ajuda uma instituição que está pedindo socorro” afirmou Antônio Bauce, sócio que organiza a atividade. Segundo Bauce a instituição contemplada será a Sirpha, lar do idoso sem fins lucrativos.
Texto e fotos de André Patroni.
Imagine ter um espaço de lazer com piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quiosques com churrasqueiras, pista de caminhada, sauna, academia, pilates, hidroginástica, e tudo isso com preços bastante acessíveis.
Saiba que este lugar existe e está mais próximo do que você imagina! É o Clube Estoril, que oferece diversos planos para que todos possam se associar.
(67) 3312-0400
Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20
Jardim Autonomista
Campo Grande, MS - Brasil
CEP: 79002-494
Segunda-feira: 8h às 23h
Terça-feira: 8h às 23h
Quarta-feira: 8h às 23h
Quinta-feira: 8h às 23h
Sexta-feira: 8h às 23h
Sábado: 8h às 23h
Domingo: 8h às 20h
Feriados: 8h às 20h