Primeira aparição de Fátima será celebrada online novamente

A Associação Luso-Brasileira de Campo Grande MS informa que não realizará missa local em homenagem à primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos na Cova da Iria, em 13 de maio de 1917. Seguindo as recomendações sobre distanciamento social, a diretoria executiva acredita que por mais um ano será necessário fazer as orações de casa.

“Estamos em um momento diferente da pandemia, mas ela ainda está presente e é grave, sendo mais seguro para todos fazer suas reflexões e orar por Fátima em seus lares” disse a presidente da ALBMS, Maria de Fátima Corado Gabriel. “Tem sido um ano de muitas perdas e muitos desafios, mas é preciso manter a fé e acreditar que logo em breve estaremos juntos rezando para a padroeira do Clube Estoril, prestando homenagem aos entes queridos falecidos e celebrando a vida” afirmou a presidente.

Em Portugal, o Santuário de Fátima restringiu o acesso dos peregrinos. Apenas 7500 fieis poderão estar no Recinto de Oração.

“Como sabeis, ainda não adquirimos os níveis de vacinação que nos permitam encarar com tranquilidade esta pandemia, que nos vai surpreendendo sempre”, recordou o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, em vídeo divulgado pela Igreja. “Não é ainda o tempo de nos juntarmos todos”.

A mensagem de Fátima “foi deixada por Nossa Senhora num contexto igualmente difícil de guerra, de doença, de privação”, lembrou o sacerdote, que falou ainda da “mensagem de Esperança” deixada aos Pastorinhos.

“Apesar do sofrimento, até na doença, os Santos Francisco e Jacinta Marto nunca desistiram: não desistiram de acreditar, de se confiar e de confiarem em Deus”, pediu o padre Carlos Cabecinhas.

Aos demais fieis que pretendem celebrar a data será disponibilizada mais uma vez a transmissão ao vivo das cerimônias.

As celebrações começam no dia 12, com a Oração do Rosário às 21h30 (horário de Portugal - 16h30 horário de Campo Grande, MS), segue-se a Procissão das Velas e depois uma Celebração da Palavra. No dia 13, o Rosário será recitado às 9h00 (horário de Portugal - 4h horário de Campo Grande MS), seguindo-se a Missa Internacional às 10h00 (horário de Portugal, 5h horário de Campo Grande, MS). No final da Missa haverá ainda a habitual palavra ao doente, tão característica de Fátima.

Acesse o link para assistir ao vivo.

Texto André Patroni com informações do Santuário de Fátima.